maio 08, 2008

Uma onça para ilustrar o Brasil


No segundo semestre deste ano, mais uma vez com o apoio do Senac SP e organização da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil), acontecerá a quinta edição do ILUSTRA BRASIL!, que oferece a todos interessados um espaço para a discussão sobre o desenho publicado no Brasil. O evento – que já recebeu o troféu HQ MIX de artes gráficas – traz oficinas, palestras, debates e uma exposição de ilustrações. Todo ano é realizado também um concurso entre os ilustradores associados para a escolha da indentidade visual oficial do evento. Submeti a imagem acima à seleção, que ficou em segundo lugar. A colorização foi feita com algumas madeiras brasileiras: pau-amarelo na pelagem, pau-roxo no traço e sucupira no fundo (apenas aqui houve manipulação digital da tonalidade original da madeira). É um trabalho de marchetaria digital, que pretendo explorar mais vezes.

4 comentários:

Fátima Campilho disse...

Oi, Maurício
Suas ilustrações são impressionantes.
Admiro o trabalho realizado no livro "Parece que foi ontem" do Daniel Munduruku. Li o livro para as crianças da escola e muitos outros de literatura indígena. Estou ansiosa para ver como ficou "A Palavra do Grande Chefe".
Uma curiosidade: quem tirou o primeiro lugar?
Sucesso!

Anônimo disse...

Fátima, obrigado pelo comentário estimulante! E por ajudar os pequenos a investigar as raízes do Brasil! Também estou na maior expectativa pelo lançamento do livro no próximo dia 24, no MAM-Rio.
A imagem escolhida para o Ilustra Brasil! 5 está disponível no endereço www.sib.org.br. Foi feita pelo ilustre colega Daniel Bueno.

Um abração!

Alarcão disse...

Eu votei nessa onça.

Abraço!

Anônimo disse...

Um abraço de tamanduá, Alarcão.
A onça agradece os votos de confiança!