agosto 07, 2008

PEQUENO CATÁLOGO DE AUTORES INDÍGENAS

Montei o cocar acima para a capa do primeiro catálogo literário de obras de autores indígenas editado no Brasil. Sinal dos novos tempos. De preocupações étnicas, busca de sentidos e de recuperação da alma ancestral brasileira. Fomos convidados pelo escritor Daniel Munduruku, querido parceiro e Diretor-Presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual para fazer o projeto gráfico das duas versões dessa publicação, em português e inglês. Esta é uma contribuição do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do Inbrapi para os educadores brasileiros e estrangeiros, que agora podem encontrar uma parcela expressiva da produção indígena nacional num único volume. Para saber mais, confira o site do Daniel Munduruku.

Um comentário:

VaL disse...

A Diretoria de Livro, Leitura e Literatura (DLLL) do Ministério da Cultura está organizando um mapeamento em todo o Brasil de escritor@s, ilustrador@s e entidades que trabalham com foco nos autores, permitindo conhecer melhor as demandas e as necessidades do setor.

Esta pesquisa tem como objetivo buscar subsídios para o desenvolvimento de programas, projetos e ações relacionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da cadeia criativa do livro. Gostaríamos inicialmente de conhecer o universo de autores, com informações sobre publicações, acesso e difusão das obras produzidas, processos de formação, eventos, pesquisas, participação em redes redes, bem como propostas de possíveis articulações com o poder público, por meio desta pasta.

Sou a interlocutora designada pela DLLL para desenvolvimento desta pesquisa e estou à disposição para fornecer maiores informações através do email economiadolivro@gmail.com e telefone (61) 2024-2698.

Para podermos iniciar o diálogo com autores, solicitamos que, por gentileza, respondam a pesquisa e a encaminhem para outros autores indigenas também responderem. O prazo para finalizar esta pesquisa é 15/08.


01. Nome:
02. Correio eletrônico:
03. Sítio eletrônico:
04. Fone:
05. Publicações (listar as principais):
06. Formação:
07. Já participou de algum prêmio, concurso ou edital público (por exemplo: Editais da Funarte, FBN, MEC, Petrobras Cultural, MinC, etc.)? Qual e em que período:
08. Descrever o impacto deste prêmio ou edital no seu trabalho: resultados, avaliação, outras observações que julgar relevantes.
09. De que forma o governo federal, através do Ministério da Cultura, poderia contribuir para o fortalecimento do trabalho do escritor e ilustrador?
10. Quais as principais demandas e necessidades dos escritores e ilustradores, a fim de dar sustentabilidade ao trabalho desenvolvido?

Muito obrigada,
--


Valéria Viana Labrea
Consultora UNESCO - Cadeia Criativa do Livro
Coordenação Economia do Livro
Diretoria do livro, leitura, literatura e bibliotecas/MinC/FBN
Fone 61 81789505
economiadolivro@gmail.com